Cort Clínica

Cirurgia do Ombro e Cotovelo

ARTROSCOPIA DO OMBRO

 

Artroscopia é um método cirúrgico que permite ao médico cirurgião ortopédico diagnosticar e tratar lesões das articulações, de maneira pouco invasiva. A artroscopia no ombro é realizada para o tratamento de várias lesões que acometem os tendões (manguito), ligamentos (luxações) e cartilagem (artrose). Realizada com o auxilio de uma câmera (artroscópio) e instrumentos de artroscopia (shaver, ablação, âncoras, etc...) que entram na articulação do ombro por pequenas incisões, chamadas de portais, que permitem uma ampla visualização da articulação e a possibilidade de tratar um grande número de doenças do ombro (não utilizado na colocação de próteses e tratamento de grandes fraturas), com menor agressão à articulação e estruturas que à envolvem (músculos, ligamentos, tendões, etc...). Quando o paciente apresentar patologia no ombro que esteja indicado o tratamento por artroscopia, deve tirar todas as dúvidas com seu médico ou procurar um médico habilitado para realizar tal procedimento.....CUIDE-SE SEMPRE!!!

Imagem

 

 

LESÃO DO MANGUITO

 

A articulação do ombro possui um arco de movimento muito amplo, que ocorre devido as características de sua articulação e presença de um grupo muscular que envolve a parte superior do úmero (osso do braço). Este grupo muscular é chamado de Manguito Rotador, sendo que os tendões destes músculos prendem na cabeça umeral. Formado pelos músculos Sub-escapular, Supra-espinhal, Infra-espinhal e redondo menor, são estes músculos que permitem uma grande mobilidade realizada pelo ombro. Devido ao excesso de movimento, traumas ou degeneração pelo tempo, os tendões do manguito podem sofrer rupturas, onde o paciente apresenta : Dor á mobilidade do ombro; Dor noturna; Perda de força em determinados movimentos do ombro. Estas lesões são diagnosticadas por ultrassonografia ou ressonância magnética, sendo esta última melhor para avaliar o tamanho da lesão e comprometimento do tendão. As lesões do manguito podem ser tratadas não cirurgicamente (lesão parciais pequenas ou quando o paciente não apresenta condição clínica de ser operado) ou cirurgicamente (melhor tratamento na grande maioria das lesões). Por isso, ao realizar o diagnóstico de LESÃO DO MANGUITO, procure um ortopedista habilitado para realizar seu tratamento, e discuta a melhor opção para realizá-lo....CUIDE-SE SEMPRE!!!l)

 

 

 

 

Lesão do Manguito

 

O QUE É SLEP?

 

A articulação do ombro é formada principalmente pela área que compreende o osso do braço (úmero) e uma parte do osso da escápula (glenóide), esta articulação é chamada de gleno-úmeral. A glenóide apresenta uma "moldura" chamada LABIO OU LABRUM GLENOIDAL, onde prendem os ligamentos do ombro, e na sua porção superior fixa o cabo longo do bíceps. A lesão nesta região superior do lábio glenoidal junto à inserção do cabo longo do bíceps é chamada de SLAP. Normalmente é uma patologia de pacientes jovens, que realizam atividade física e apresentam dor no ombro que irradia para o braço. Seu diagnóstico é feito com a realização de uma ARTRO-RESSONÂNCIA. Esta patologia apresenta 4 graus, e assim que apresentar este diagnóstico, o paciente deve procurar um profissional habilitado para tratá-lo...CUIDE-SE SEMPRE!!


 

Meu ombro desloca

 

 

Quando o ombro desloca chamamos de Luxação do Ombro, e quando isto ocorre repetitivamente chamamos de Luxação Recidivante do Ombro. Está patologia ocorre principalmente em indíviduos jovens e a forma inicial de trata-lá é colocar o ombro no lugar. O tratamento definitivo depende se o ombro deslocou de forma espontânea (SEM TRAUMA) ou após um forte trauma, pois na forma espontânea podemos tratar sem cirurgia, já na forma traumática a chance de manter o deslocamento do ombro é muito grande e deve ser tratado cirurgicamente na maioria dos casos. A idade é outro fator, pois quando mais jovem o ombro desloca, maior a chance de continuar deslocando, por isso no caso de seu ombro deslocar procure um profissional habilitado para tratá-lo e...CUIDE-SE SEMPRE!!!

 

Imagem

Radiografia de um ombro deslocado

 

Dor de cotovelo!!!

 

 

Várias são as causas para apresentar, literalmente, dor de cotovelo, mas a mais comum é a dor causada na região lateral do cotovelo, muito associada a mobilidade do cotovelo, antebraço, punho e mãos, na realização das mais diversas atividades, como cumprimentar as pessoas e abrir garrafas de refrigerante. Esta patologia, conhecida como cotovelo do tenista, é uma inflamação ou lesão da origem dos tendões que esticam o punho e os dedos (musculatura extensora), e é chamada de EPICONDILITE LATERAL. O tratamento desta patologia, na maioria das vezes, é realizado com uso de medicação e fisioterapia, mas é realizado por um longo período. Não havendo melhora com este método podemos realizar infiltrações locais, tratamento com concentrado rico em plaquetas e cirurgia (aberta ou artroscópica). Aos primeiros sintomas procure seu ortopedista de confiança, pois quanto mais precoce o tratamento, mais rápida sua recuperação......CUIDE-SE SEMPRE!!!!!!

Imagem

ImagemLocal das dores no cotovelo e musculatura envolvida!!!

 

Imageminflamação vista na Ressonância do cotovelo

Imagemlesão vista na Ressonância do cotovelo

 

 

Dor no ombro. O que eu tenho?


 

Um dos locais de grande aumento de queixas, no consultório de um ortopedista, é a DOR NO OMBRO. Diversas patologias acarretam dor no ombro, região do músculo Deltoide e Trapézio, e podem ter suas origens no próprio ombro!!!!! Por isso para saber a origem desta dor, um histórico com tempo de aparecimento, localização, se existe um antecedente de trauma, ou se algo acarreta esta dor, é de extrema importância para a descoberta de sua causa e a realização de seu tratamento. Pessoas que apresentam dor no ombro de inicio espontâneo, com dor á elevação do braço, sem formigamento que piora com atividade física, e apresenta dor noturna, muito provavelmente apresenta quadro de Inflamação dos Tendões do Manguito Rotador, principalmente do tendão que eleva o braço (supra espinhal). A principal causa desta inflamação é a Síndrome do Impacto. Esta síndrome é causada pelo trauma de repetição entre o tendão que eleva o braço (supra espinhal) com a parte inferior do osso que faz o contorno do nosso ombro (Acrômio), causando dores muito fortes ,e muitas vezes incapacitantes. Entre este tendão e o osso, existe um bolsa de proteção (Bursa), na tentativa de evitar grandes traumas, por este motivo o processo inflamatório deste tendão vem acompanhado da famosa BURSITE...Normalmente o tratamento é realizado com repouso, uso de medicação anti-inflamatória, fisioterapia, infiltrações e até cirurgia em casos extremos. Por isso a consulta á um profissional gabaritado deve ser realizada para a identificação desta dor e inicio de seu tratamento......CUIDE-SE SEMPRE!!!

Imagem Imagem

Imagem

 

 

Capsulite Adesiva

 

 

Várias causas de dor nos ombros causam incapacidade funcional do braço, mas acredito que a que cause por tempo mais prolongado seja a Capsulite Adesiva ou Ombro Congelado!!!!! Esta patologia ocorre devido uma inflamação da cápsula que envolve a articulação do ombro (como se fosse uma bexiga que contem a articulação e seu liquido de lubrificação), e esta inflamação ainda não há causa bem estabelecida para seu aparecimento...podendo ocorrer durante tratamento de tendinites, pós cirurgias e pós traumas no ombro, mas também aparece do nada!!!! Acomete mais mulheres acima dos 40 anos e cursa com MUITA dor no ombro e limitação IMPORTANTE dos movimentos. Está relacionado com usp de medicações controladas e Diabetes, mas não de forma definida, e seu tratamento inclui utilização de medicações analgésicas e anti-inflamatórios, fisioterapia e em até cirurgias...porém o mais importante é realizar um diagnóstico precoce...e ter paciência, pois é uma doença que pode levar meses até seu pleno estabelecimento...por isso procure um especialista e ....CUIDE-SE SEMPRE!!!!

 

Imagem

 

 

Imagem

 

 

Atendimento


Tel (11) 3083-7799
Fax (11) 3082-5783

 

Rua Henrique Schaumann, 286, cj. 34

Pinheiros - CEP 05413-010 São Paulo-SP

Consultas Médicas com hora marcada: 2ª a 6ª feira, das 8:00hs às 18:00hs

Raios-X: 2ª a 6ª feira, das 8:00hs às 18:00hs

Navegação: Home Especialidades Cirurgia do Ombro e Cotovelo